Roteiro dos sonhos! - Parte 1


 Pense em paisagens que te façam lembrar um mundo de contos de fadas, daqueles que você sempre viu nos filmes e tinha a certeza de que não existiam, mas sim que eram invenções da cabeça do Walt Disney e sua equipe. Pois então, meu (minha) amigo(a), você está enganado(a). Existe sim, e está na fronteira da Alemanha com a Áustria, em uma região chamada Füssen, e que faz parte da chamada Rota Romântica, ao sul da Alemanha. Pelo nome da rota já da para imaginar o tipo de passeio que vem pela frente, né?

 Então, esse é um outro sonho devidamente realizado, conhecer os belos castelos do rei Ludwig II (Luís II), antigo rei da Baviera, e passear por todas as paisagens bucólicas que tanto já tínhamos ouvido falar. E vou dizer uma coisa: vale muito à pena. É um dia inteiro de passeios para nunca mais esquecer.

 Seguinte, se você está em Munique, ou vai a esta cidade ou a qualquer outra mais ao sul da Alemanha, vale à pena contactar a empresa que se segue, para esse passeio: Passeio no Neuschwanstein , que é para o castelo mais famoso da Rota Romântica. O tour está custando 49 Euros por pessoa por um dia inteiro de passeio, mas exclui refeições e o convite para entrar no Neuschwanstein, que custa (pelo menos na época em que eu fui), 17 euros por pessoa. No outro castelo do Rei Ludwig II a entrada é gratuita.

 Vou então descrever como é o passeio para quem se interessar, mas terei que fazer isso em dois tempos, pois foi apenas um dia, mas muito longo, com tantas novidades e fotos que não caberia em um post só. Então aguardem mais um post com a continuação do passeio.

 Estávamos passando uns dias em Munique, e já havíamos garantido a reserva do passeio quando ainda estávamos em Berlin. Acordamos bem cedinho e fomos correndo para a entrada da estação central de trem da cidade, pois a empresa marca sempre do ônibus sair de lá, uma vez que é um ponto central e fácil de todos encontrarem. E todo mundo sabe como é o horário alemão, né. O passeio começa exatamente às 7 da matina, e se atrasar um pouquinho, fica de fora. Recomendo também chegar o mais cedo que conseguir, para pegar os lugares lá da frente do segundo andar do ônibus. Quanto mais próximo do vidro frontal você conseguir ficar, melhor conseguirá ver as paisagens magníficas do passeio. E o ônibus é bastante confortável e novo, perfeito para um dia de passeio.

 Para chegar à região sul do país, fronteira com a Áustria, é necessário, é claro, viajar umas horas pelas famosas Autobahns alemãs, aquelas que não possuem limites de velocidade. Mas elas são tão bem feitas e seguras que não oferecem risco ao viajante, a não ser em dias de neblina, dependendo da época do ano. As paisagens pelo caminho chegam a emocionar, e o melhor é que demos sorte de o dia estar ensolarado, pois segundo a guia, não é comum na época do ano em que fomos - Dezembro. Então, já que é assim, aí vai uma outra dica: deem preferência para visitar o local no verão e na primavera, ou seja, de Junho a Setembro. As chances de pegar um dia bonito são maiores.

 Quando vamos chegando a determinado ponto do trajeto, começamos a ver montanhas surgindo em nossa frente, com neve no topo, um visual e tanto, ainda mais para quem está sentado bem na frente do ônibus. Agora vocês entendem a dica de chegar cedo para o passeio, né?! A foto abaixo ilustra bem as montanhas cobertas de neve, no decorrer da estrada.


 E essa agora é uma foto da querida Autobahn, reparem como o dia estava lindo.


 Vou chamar atenção para o fato de que a guia é muito simpática, e vai conversando com os turistas o tempo todo - em inglês - e vai contando a história do rei Ludwig II e sua região da Baviera. Inclusive terei que fazer um post exclusivo sobre a trajetória desse rei que foi muito curiosa, e chegou até a me deixar encantada, pois assim como eu, a paixão dele era a leitura. Todo mundo vai gostar da história dele, aguardem!

 Depois de um tempo de viagem vamos chegando a um vilarejo, que no dia estava todo coberto de neve, dando um charme ainda maior. Inclusive eu fiquei tão encantada com este vilarejo que disse ao namorado que seria lá que passaríamos nossa lua-de-mel. Quem sabe heim!
Daí então o ônibus começa a subir uma montanha fazendo inúmeras curvas acentuadas, com abismos bem ao nosso lado. Chega a assustar, mas a gente acaba confiando na experiência do motorista de diariamente dirigir naquele local, e acabamos aproveitando ao máximo o passeio.

 Subimos essa montanha para chegarmos em um lugar lindíssimo, o primeiro castelo do Rei Ludwig II, o chamado Linderhof, onde ele morou mais tempo. Para chegar até ele passamos a pé por um caminho que mais fez parecer que estávamos andando dentro de uma pintura. Vejam se não estou falando a verdade:


 E abaixo segue uma foto desse primeiro castelo do Rei, que não tem exatamente a forma de um castelo, mas por dentro não deixa de ser tão luxuoso e espaçoso quanto um. É nesse que os turistas entram de graça, e aprendem sobre um punhado de curiosidades sobre esse Rei - que por sinal vou retratar no post que fizer sobre ele. E o melhor de tudo é que os visitantes recebem pastas com as explicações feitas pela guia responsável pelo local, na língua natal de cada um. Isso mesmo, tem em português!

Castelo Linderhof

 Se você acha que acabou, ainda não chegamos nem na hora do almoço. Saindo desse castelo voltamos ao ônibus e seguimos para um lugarejo não muito longe dali, que mais parece uma vila de bonecas, naquele estilo de cidade com casinhas lindas, pintadinhas, com janelas cheias de cortinas, cercada de montanhas e pessoas com sorrisos nos rosto, te recebendo como se você fosse da família. Estou falando de Oberammergau, charmosa, receptiva e ótima para compras. Aliás, é esse o motivo de pararmos lá: fazer compras. A guia combina um local de reencontro conosco, e nos dá 40 minutos para andarmos à procura das lembranças/presentes perfeitos. Se eu tivesse comprado tudo o que amei, teria que ter alugado um avião para trazer minhas coisas para o Brasil. É cada "Cuco" maravilhoso, aqueles relógios - que são inclusive a especialidade dos artesãos locais - e cada enfeite, panos, miniaturas dos castelos, roupas, cachecóis e tudo mais que o turista tem direito. 40 minutos passam como se fossem apenas 5. Quando nos demos conta já era hora de voltarmos correndo para o ônibus, sob o risco de permanecermos na cidade para sempre (até que não seria má ideia!).

 Segue abaixo uma foto de Oberammergau, contendo inclusive a minha pessoa sem saber para onde olha, com tanta coisa linda ao redor.


 Bom, essa primeira parte do passeio chegou ao fim. No próximo post vou falar da visita mais esperada do dia: o lendário castelo Neuschwanstein. É de emocionar, então fiquem ligados!


 Antes de finalizar, gostaria de contar para vocês que minha amiga Andrea, que mora em Berlin, tem uma loja virtual com os mais diversos produtos de beleza. Vocês escolhem, fazem a encomenda pelo site, e ela envia. E o bom de tudo isso é que além de ela ser muito confiável, o frete é por peso, e não por item. E se caso vocês não encontrarem o produto que precisam, podem pedir por fora que ela da um jeito. Vale à pena dar uma conferida no Voilá Madame . 

 Até o próximo post então, com a continuação da aventura pela Baviera ^ ^





Read Users' Comments (0)

0 Response to "Roteiro dos sonhos! - Parte 1"

Postar um comentário