Northmoor, origem do medo do escuro.


Neste último sábado, dia 6 de Novembro, vi um documentário tão bacana no History Channel, que me apressei em vir contar aqui. Tratava-se de uma explicação para a origem do medo de escuro que a humanidade sente desde que é humanidade. E realmente faz todo o sentido! É o seguinte: lá na época medieval européia, onde a luz elétrica nem pensava em existir, e predominava a escuridão, as pessoas eram tomadas pelos barulhos e pela incerteza do que ocorria em volta. Principalmente no período de inverno, as noites eram longas, fazendo com que a população ficasse mais dentro de suas casas, mas havia os que não podiam deixar de andar pelas estradas que interligavam as vilas, cheias de árvores, matagais e obstáculos, e é aí que os medos do escuro iam nascendo.
A cidade tomada como referência nessa história é a cidade de Northmoor, interior da Inglaterra. Uma cidade campestre, com poucas casas e muito mistério, devido à sua falta de movimento e constante escuridão. A população procurava não se arriscar nas estradas desertas, porém alguns não tinham escolha. Havia relatos de ruídos estranhos ao longo do percurso, além da possibilidade de ladrões que encurralavam a presa, amarravam-na em troncos de árvore e iam embora com seus pertences, deixando-os à própria sorte. Depois disso, quem andasse por esses lados, podia ouvir pedidos de socorro ao longe, quando não ouviam também barulho dos corpos balançando, pendurados. Era um terror sem fim para quem não enxergava muito além de seu nariz, pois o pensamento era de que o mesmo poderia acontecer com ele. Além do medo de assaltantes e acabar pendurado enforcado em uma árvore, havia o medo do próprio caminho, que muitas vezes eram armadilhas para quem passasse a pé, como buracos fundos, pedras escorregadias onde as pessoas podiam tropeçar e quebrar o pé, e ainda desníveis de solo, onde os andarilhos tinham a possibilidade de pisar em falso, se machucando. A vida não era mesmo fácil no período medieval, onde dependia-se da luz do sol para praticamente tudo. Mas não era só nas estradas que o perigo e o medo se instalavam. Dentro de suas casas os moradores também não se sentiam tranquilos e protegidos por completo. Isso se deve aos inúmeros assaltos que ocorriam às casas de camponeses que viviam "no meio do nada". Os ladrões entravam pelas portas ou janelas, saqueavam o interior da casa e fugiam, podendo até queimar a casa antes, como acontecia em alguns casos. Para escaparem de mais esse pesadelo, moradores tentavam se proteger basicamente de três formas: uma delas seria arrumar trancas para a porta, geralmente compostas de chaves pesadas de aproximadamente 15cm de comprimento. Uma outra forma seria colocando velas nas janelas, dificultando um pouco mais a entrada dos saqueadores, além de mostrar que tem gente na casa, e que a mesma não está abandonada. Havia ainda a maneira mais eficaz, que era colocar cães feroses do lado de fora, perto da entrada. Muitas vezes esses cães deixavam de ser alimentados por dias, estando também famintos. Ao notarem a presença de um desconhecido aproximando-se da casa, os animais chegavam a devorar a vítima.
Como podemos notar, a vida de camponês da Idade Média não era realmente nada fácil, ainda mais se tratando de uma região onde as noites chegavam a ter dezoito horas ao dia, dependendo da época. E uma curiosidade: foi exatamente por se ter uma noite tão longa, que surgiu a expressão "primeiro sono, segundo sono". Isso porque as pessoas dividiam o sono em etapas, justamente para não dormirem mais de dez horas por noite. Geralmente logo após o pôr do sol elas já dormiam, e acordavam por volta de meia-noite, fazendo a segundo sono depois de algum tempo acordados, até o amanhecer. Foi daí que surgiu a expressão que usamos até hoje, quando dizemos que "fulano" está no segundo sono!
Pois então, agora já sabemos porque até hoje temos medo de andar pelo escuro, além de sabermos também o porque de dizermos que nosso amigo está no primeiro, segundo ou no vigésimo sono, e que isso surgiu na Inglaterra, na época medieval!
Espero que tenham gostado!

^^

Read Users' Comments (0)

0 Response to "Northmoor, origem do medo do escuro."

Postar um comentário