A lindinha Blumenau


Pessoal, na Veja da semana passada, coicidentemente, saiu uma reportagem sobre o Terramoto de Lisboa! Está bem interessante, e para quem gostou do assunto, é uma ótima oportunidade para saber um pouco mais dessa triste história de Lisboa!

E hoje me deu uma grande vontade de falar sobre a lindinha Blumenau!
Eu fiquei simplesmente muito encantada com Blumenau! Para quem não sabe, "Blumen" em Alemão, é Flores! A partir daí já dá para imaginar o quanto Blumenau é linda, né? As ruas são religiosamente limpas, cuidadinhas e cheias de flores! A arquitetura alemã presente em toda a cidade é de encher os olhos, e dessa forma podemos notar o quanto a cultura e costumes alemães ainda persistem por lá, afinal, é uma cidade colonizada por alemães.
Enquanto andava por lá, pude notar senhoras conversando em alemão, além de músicas típicas ecoando pelos cantos! É mais presente na Vila Germânica, que por sinal foi o que mais me encantou!
A Vila Germânica é onde encontramos o que mais caracteriza Blumenau, tudo reunido em um único espaço! Prédios súper lindos, lojinhas vendendo as mais diversas lembrancinhas alemãs, inclusive canecos muito utilizados na oktoberfest, além de chocolates típicos, músicas e gente vestida a caráter. O dia em que fomos estava vazio, pois estava chovendo de leve, além de ser carnaval, mas creio que isso nos ajudou a aproveitar ainda mais a Vila, com calma e observando cada detalhe! Entramos em todas as lojinhas, comprei postais para minha coleção, blusas, canecos de cerveja e lembranças em geral. Se dependesse de mim, teria levado a vila toda! Como eu não sabia alemão na época, deixava para Tiago traduzir as placas, escritas de um lado em alemão, e do outro lado em Português. É inclusive uma ótima oportunidade para se treinar a língua alemã fora da Alemanha! Eu simplesmente amei!
Em Blumenau também encontramos o Museu da Cerveja, com maquinários e artefatos utilizados para a fabricação da bebida, desde os tempos em que foi inventada, além de exposição de fotos da Oktoberfest e sua história. Vale muito à pena conferir!
Pelas ruas têm placas que explicam as enchentes de 1983 e 1984, e as várias consequências para a cidade. Isso é um assunto muito curioso e interessante que vou abordar em outro post. Quem também não se lembra das enchentes de 2008? Pudemos ver vários estragos pela cidade enquanto caminhávamos. Parece que Blumenau sofreu bastante, além de ser propícia para receber esse tipo de fúria da natureza. É uma pena, porque a cidade é tão linda, limpa e arrumadinha, que é até pecado a água levar tudo embora, destruindo o que a história foi montando, desde a colonização européia!
Bom, quem quiser visitar Blumenau e adora uma farra, a oportunidade é em Outubro, na tão famosa Oktoberfest, que ocorre na Vila Germânica! Não estive presente no evento, mas já li muito sobre ele, inclusive que podem ser encontradas pessoas do Brasil inteiro, além de ser a melhor forma de saber como é a tradicional festa em Munique, na Alemanha. Já vi também que a CVC vende pacotes para a Oktoberfest!
Visitem Blumenau! Será uma inesquecível e maravilhosa viagem!

Mais curiosidades no próximo post!
Até lá!

Read Users' Comments (0)

0 Response to "A lindinha Blumenau"

Postar um comentário